Início NOTÍCIAS Vergonha! Prefeituras cancelam campanha de vacinação contra a raiva por falta de...

Vergonha! Prefeituras cancelam campanha de vacinação contra a raiva por falta de repasses do Ministério da Saúde

353
0

As prefeituras das principais cidades das regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) não terão campanha de vacinação contra a raiva este ano. O motivo é que o Ministério da Saúde não fez o repasse das vacinas para o estado de São Paulo.

A orientação para quem tem cães e gatos em casa é que procure uma clínica veterinária particular para comprar a vacina e imunizar o animal ou esperar que a situação seja regularizada.

A expectativa é que tudo seja normalizado em novembro de 2019. Na região, sete cidades já confirmaram que não vão fazer a campanha de vacinação contra a raiva. São elas: Jundiaí, Jarinu, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Sorocaba.

Em Jundiaí, por exemplo, a vacina é disponibilizada o ano todo na Zoonoses, mas, por conta da falta das doses, a unidade está pedindo para que as pessoas liguem e façam o agendamento pelo telefone (11) 4521-0660. Na cidade, 45 mil animais não serão imunizados.

Esse agendamento é necessário porque as doses serão controladas e só vão ser aplicadas em animais cujos donos morem em regiões onde foram encontrados morcegos mortos por conta da raiva. Em 2019, cinco morcegos foram encontrados mortos em regiões de Jundiaí.

Em Sorocaba, cerca de 40 mil animais não devem ser imunizados por conta da falta da vacina. Na cidade também foram encontrados três morcegos mortos.

Campo Limpo Paulista informou que 12 mil animais não serão imunizados. Já em Itupeva 10 mil animais não vão receber a vacina.

O Ministério da Saúde informou que não está repassando as vacinas porque o laboratório responsável pela fabricação das doses disse que teve um problema técnico e que este problema só deve ser resolvido em novembro.

Existe uma previsão de que as doses serão disponibilizadas novamente somente em novembro e, por isso, as cidades resolveram cancelar a campanha de vacinação.

Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1

NOTA DO BLOG: Alagoas também não vai receber as doses da vacina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui