O número de denúncias de crimes contra animais em Campinas (SP) pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) cresceu 34,4% em 2019, de acordo com dados obtidos pelo G1 pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
Foram registradas 156 ocorrências nos primeiros sete meses do ano, 40 a mais que o mesmo período de 2018.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os cidadãos podem informar sobre diferentes situações de maus-tratos, como “flagrantes de abandono, envenenamento, abuso físico, mental e/ou emocional, animais privados de água ou alimento, presos por correntes ou em locais muito pequenos e sem abrigo de sol, chuva, calor, frio e vento”.
Campinas registrou aumento nas denúncias de maus-tratos a animais — Foto: Paulo Gonçalves/EPTV
As denúncia devem ser feitas pelo site da Depa, e o denunciante pode acompanhar pela internet o andamento da ocorrência.
De acordo com a SSP, apesar da necessidade de identificação para formalizar a denúncia, o usuário pode optar pelo sigilo dos dados no momento do cadastro.
Um caso a cada dois dias
Funcionando desde dezembro de 2016, a Depa registrou 564 denúncias em Campinas até julho de 2019, uma média de um caso a cada dois dias.
2016: 16
2017: 207
2018: 185
2019: 156
Maus-tratos
Em agosto, a guardas municipais de Campinas encontraram quatro cachorros mortos em uma casa abandonada na Vila Brandina. No local, também havia gatos e outros nove cães abandonados em situação de maus-tratos.
Fonte: G1( foto: internet)