Por
Eliane Arakaki, ANDA
–
Marta foi flagrada em junho caminhando no meio da cidade russa de Norilsk, vagando entre os carros e revirando restos em busca de comida. Magra e doente a ursa foi recolhida e tratada .
Uma ursa polar magra e desnutrida que foi encontrada vagando pelas ruas de uma cidade russa depois de caminhar por quase 1.000 milhas de seu lar e habitat no Ártico -no auge do verão – se recuperou e está pronta para voltar pra casa.
Imagens da ursa que sofria de “desnutrição extrema” correram o mundo depois que ela foi fotografada vasculhando o depósito de lixo na cidade de Norilsk em junho.
Mas a ursa – que foi batizada de Martha – agora está saudável novamente. Para poder tratá-la os especialistas tiveram que sedá-la e levá-la em um vôo por cerca de 1550 quilômetros para Krasnoyarsk, para que ela pudesse ser reabilitada.
Infelizmente o único local que contava com os equipamentos, medicamentos, profissionais e alojamento adequado para atender Martha no país era o centro de reabilitação em um zoológico.
Em junho, a ursa pesava apenas algo em torno de 100 kg. Seu peso aumentou para 152 kg depois que ela recebeu uma dieta especial de carne crua, peixe fresco e codornas.
Novas fotos recentes de Martha agora mostram a ursa parecendo mais feliz e brincando em sua própria piscina.
Um porta-voz do centro de reabilitação onde ela foi tratada, Royev Ruchei, disse: “Durante meses, os veterinários literalmente lutaram por sua vida”.
Uma dieta especial foi elaborada juntamente com o tratamento recomendado para ela. Seu peso era verificado diariamente.
“Hoje ela pesa pouco mais de 150 kg, está se sentindo muito, muito melhor, como se pode ver”, disse o porta-voz.
Agora ela está oficialmente “fora de perigo”, embora a data de sua volta à natureza ainda não tenha sido divulgada.
Um vídeo feito na cidade de Krasnoyarsk mostra como a ursa melhorou.
Ainda não está claro como foi que a ursa polar apareceu tão longe de casa na costa do Ártico quando se aventurou em Norilsk e foi filmada na cidade.
Ela foi o primeiro urso polar visto na cidade em meio século.
Uma teoria é que ela percorreu pelo menos 335 milhas para o interior do continente – o que esses animais geralmente não fazem.
Outra é que ela foi capturada por caçadores como filhote e criada em cativeiro, e depois fugiu ou foi libertada, o que pode explicar porque ela não tinha medo de humanos quando estava na cidade.
Quando capturada pela primeira vez em junho, a ursa estava surpreendentemente calma e à vontade ao ser colocada na jaula.
Isso poderia significar que a Martha enfrentará dificuldades se ela for devolvida à natureza.
Alguns especialistas aventam a possibilidade dela viver em cativeiro caso seja considerada muito mansa para ser mandada de volta ao Ártico.
No entanto nenhuma informação oficial foi divulgada até o momento segundo o Daily Mail.
Foto: Aleksandr Kuznetsov
Fonte: anda.jor.br