Início RECEITAS Leon, o “advogato” da OAB Amapá, completa um ano de idade ajudando...

Leon, o “advogato” da OAB Amapá, completa um ano de idade ajudando ONGs

23
0

Clicar sobre a imagem para editar ou atualizar.

Remover imagem destacada

Em fevereiro deste ano o gatinho Leon ficou famoso nas redes sociais ao ser adotado e “contratado” pela OAB – Ordem de Advogados do Brasil do Amapá. Ele tinha por volta de dois meses de idade quando apareceu todo ensopado e sujo de lama na sede da entidade numa tarde de temporal. O presidente da OAB Amapá, Auriney Brito, resolveu acolher o gatinho, convenceu os demais funcionários a aceitarem Leon e ainda concedeu um “emprego” de vigia para o pequeno felino.

A história e as fotos de Leon usando um crachá viralizaram nas redes sociais enquanto ele conquistava cada vez mais espaço na sede da OAB e no coração das pessoas. Com 10 meses de idade, foi “promovido” para o cargo de diretor executivo do então criado “Instituto Leon”.  Seu Instagram https://www.instagram.com/dr_leon_advogato/  tem atualmente 108 mil seguidores.

No dia 15 de dezembro o felino completou seu primeiro ano de vida e seu sucesso possibilitou, ainda este mês, que cinco ONGs de proteção animal de Macapá fossem ajudadas por meio da “1ª Aventura do Instituto Leon”:  Gateiros Tucujús https://www.instagram.com/gateirostucujus/, Anjos Protetores https://www.instagram.com/anjosprotetoresong/, ONG Amar https://www.instagram.com/amar.ap.ong/, Salvacão https://www.instagram.com/ongsalvacao/ e Instituto Vira-latas https://www.instagram.com/instituto_viralatas/

“Fizemos uma vaquinha e o valor total arrecadado de R$ 7,5 mil possibilitou a doação de cinco cheques no valor de R$ 1.500,00 para ajudar as ONGs parceiras a arcar com custos para realização de cirurgias em animais maltratados, medicamentos, alimentos e reforma da estrutura de espaços destinados ao resgate de animais de rua no Amapá”, conta Brito.

O advogado explica que o objetivo do Instituto que leva o nome do Leon é ajudar: “Ficamos muito felizes em poder contar com doações do Brasil inteiro e até do exterior. Essa foi a forma que encontramos de reverter a fama do Leon em algo verdadeiramente útil para essas pessoas que dedicam suas vidas à causa animal”. A OAB Amapá também construiu um comedouro para animais carentes na frente de sua sede.

“Ele anda por todos os setores. Todos são responsáveis por ele. Mas o lugar preferido é o sofá do gabinete da presidência. No Instagram postei que ele já destruiu um, mas compramos arranhadores e o problema foi resolvido”, comenta o presidente.

Brito conta que Leon é alvo de selfies: “A OAB virou um point. Famílias levando as crianças, adolescentes, advogados e até pessoas de outros estados e países chegam aqui e perguntam por ele”. A imprensa internacional também se interessou por Leon que participa ainda de campanhas nacionais como o Novembro Azul.

Leon gosta de receber as pessoas na recepção e quando tem eventos ou cursos na sede da OAB ele vai ao auditório acompanhar a movimentação. Daqui para a frente o gatinho continuará ajudando animais da região onde vive.

Fátima ChuEcco é jornalista ambientalista e atuante na causa animal

Fonte: anda.jor.br ( foto: divulgação )

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui