Bruna Araújo | Redação ANDA
Foto: Reprodução | Google Imagens
A jornalista portuguesa Catarina Canelas, primeira convidada da série de lives realizadas pela presidente da ANDA, Silvana Andrade, e o eurodeputado Francisco Guerreiro, foi agraciada com o Prêmio Especial Ibero-Americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo seu trabalho “Plástico: o novo continente”, uma série de sete videoreportagens para a TVI24 abordando as consequências da poluição plástica.
Estudos indicam que há cerca de 5,25 trilhões de resíduos plásticos flutuando no oceano, o que é equivalente a 269 mil toneladas deste material. Anualmente, mais de 100 mil animais marinhos morrem em decorrência da poluição plástica. Os resíduos descartados na natureza estão formando verdadeiras ilhas e continentes de lixo.
Em 1997, o pesquisador Charles J. Moore identificou a Grande Ilha de Lixo do Pacífico, um grande depósito de resíduos de plásticos em meio ao oceano que atualmente ocupa um espaço que corresponde a duas vezes o território da França. Os resíduos plásticos podem rapidamente viajar pelo mar e causar danos em qualquer parte do mundo.
Fonte: anda.jor.br