Início DESTAQUES Santuário acolhe cavalo idoso cego que seria sacrificado em fazenda: ‘Só precisava...

Santuário acolhe cavalo idoso cego que seria sacrificado em fazenda: ‘Só precisava de uma chance’

277
0

Quando o cavalo Buddy perdeu a visão, seu antigo tutor pensou em sacrificá-lo, mas a ativista Kathy Stevens agiu rapidamente e o acolheu em sua fazenda, nos Estados Unidos.

O equino precisa de ajuda para caminhar e fazer outras atividades, mas aprende muito rápido. “Ele é incrivelmente inteligente!”, disse Kathy ao portal Daily Paws.

A ONG “Catskill Animal Sanctuary” tem acolhido animais com deficiência na cidade de Saugerties, em Nova York, há 20 anos. Kathy, que é fundadora e diretora do local, abriu o espaço para ajudar criaturas como Buddy, da raça Appaloosa, também conhecido como “cavalo-pintado”.

Seu ex-tutor cuidou dele ao longo de sua vida, mas quando Buddy perdeu a visão, ele não sabia o que fazer e considerou a ‘eutanásia’. Felizmente, o ex-tutor entrou em contato com o abrigo de Kathy para obter ajuda. “Eles acreditavam que a eutanásia era a opção mais humana”, disse a ativista.

Infelizmente, decisões pela eutanásia de animais são frequentes devido à ignorância e falta de conhecimento. Muitos tutores acabam por tomar o caminho mais doloroso sem considerar que pode haver mais alternativas. “Este é um fenômeno extremamente comum: as pessoas não têm conhecimento ou paciência, ou não querem fazer ajustes para tornar seus estábulos mais seguros”, disse Kathy.

O santuário acolheu Buddy em outubro deste ano e tem provido a ele um excelente acompanhamento: desde então, os cuidadores têm ensinado a rotina e os horários de alimentação do cavalo.

Apesar de idoso, ele aprende muito rápido, o que é admirável. A expectativa de vida de um cavalo é de 25 a 30 anos. Buddy, no entanto, tem muito o que viver ainda.

“Ele é incrivelmente inteligente! Fiquei impressionado com a rapidez com que ele aprendeu alguns comandos: para cima, para baixo, andar, correr, beber água, etc”, disse sua cuidadora.

Por meio de sua conta no Instagram, a ONG anunciou a incorporação definitiva de Buddy à seu santuário. “Buddy só precisava de uma chance”.

“Estamos muito animados com o quanto todos vocês foram tocados por essa história”, completou o abrigo Catskill.

Apesar de tudo, algumas pessoas acreditam que teria sido mais conveniente renunciar à vida do cavalo, mas o santuário respondeu com firmeza que não. “Ainda assim, algumas pessoas se perguntam se não teria sido mais humano simplesmente desistirmos. Buddy nos mostra que tem mais vida para viver e é um privilégio deixá-lo viver essa vida com qualidade”.

Por Gabriel Pietro

Fonte e foto: Daily Paws via Razões para Acreditar

Nota do Olhar Animal: No Brasil, alguns santuários abrigam cavalos e éguas resgatados do abandono e de situações em que muitos deles teriam sido abatidos por não terem mais serventia para quem os explorava. Nestes locais recebem passarão o restante de suas vidas recebendo cuidados e muito carinho. Destaque para os trabalhos do Santuário Filhos de Shanti, em Pindamonhangaba e do Santuário Abraço Animal, em São Roque, ambos no interior de SP.

 

Programa Mundo Animal na rádio Mares do Sul 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas em novembro das oito as nove aos sábados.” Quem não ama os animais jamais vai amar o semelhante”.

Colaboradores do programa Mundo Animal ano XXI:

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

@defesaanimalemacao

Mondo Pet av. d. Constança 354 Jatiuca Maceio

Clinshopmaceio   99675 8715

Vereadora Teca Nelma ( vegetariana )

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui