Início NOTÍCIAS Hipismo deixará pentatlo moderno depois de Paris 2024

Hipismo deixará pentatlo moderno depois de Paris 2024

227
0

Heloisa Araujo | Redação ANDA

Depois de mais de um século tendo incluindo as modalidades de corrida, tiro, esgrima, natação e equitação, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) decidiu que o hipismo deixará a modalidade depois dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. O anúncio foi feito na última quinta-feira (04/11).

A mudança veio depois que dois membros da equipe olímpica da Alemanha foram acusados ​​de maltratar um cavalo nos Jogos de Tóquio.

A ONG PETA (Pessoas pelo tratamento ético de animais) enviou em agosto deste ano, um pedido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) solicitando a exclusão de esportes que utilizem cavalos na prática esportiva.

“Ganhar uma medalha não é desculpa para machucar animais. Os esportes evoluem com o tempo e já passou da hora dos Jogos terminarem com a exploração dos cavalos”, afirmou a ONG.

Segundo a federação, o esporte substituto para a equitação será escolhido em breve.

Consequências em outros esportes
Incidentes que geraram reações enérgicas de entidades de proteção aos animais não se restringiram ao pentatlo moderno.

Outros dois cavalos saíram lesionados de Tóquio, e um deles teve de ser sacrificado, por consequência de uma prova no Hipismo.

Em comunicado oficial, a UIPM diz que: “Em nome do Conselho Executivo da UIPM, peço à nossa comunidade global que abrace a mudança e aproveite a oportunidade importante que temos diante de nós. Uma nova disciplina dará um novo ímpeto ao nosso esporte e fortalecerá a posição do Pentatlo Moderno dentro do movimento olímpico”.

O pentatlo moderno, que inclui o hipismo, foi introduzido aos Jogos em 1912, pelo Barão de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos Modernos. Já o Hipismo, integra o evento desde 1900.

Fonte e foto: anda.jor.br

Programa Mundo Animal na rádio Mares do Sul 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net )” Quem não ama os animais jamais vai amar o semelhante”.

Colaboradores do programa Mundo Animal ano XXI:

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

@defesaanimalemacao

Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas- presidente dra Rosana Jambo

Mondo Pet av. d. Constança 354 Jatiuca

Clinshopmaceio   99675 8715

Vereadora Teca Nelma ( vegetariana )

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui