Início DESTAQUES Projeto incentiva população a dar presentes de Natal para animais sem lar

Projeto incentiva população a dar presentes de Natal para animais sem lar

122
0

Vanessa Santos | Redação ANDA

A protetora de animais Valéria Bianchi lançou a campanha ‘Cãorreio’ na cidade de Jundiaí (SP) para ajudar animais que vivem em abrigos a terem um natal feliz e solidário. Esse tipo de campanha que já é muito comum e favorece instituições que cuidam de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, agora se expandiu para ajudar animais carentes.

Foto: Arquivo pessoal | SOS Animais Abandonados

Todos nós algum dia enviamos cartinhas para o Papai Noel na esperança de ganhar aquele brinquedo da moda ou um passeio especial. Com o tempo crescemos e descobrimos que o bom velhinho era só uma história, mas continuar dando vida ao ‘espírito natalino’, ainda tem o poder de confortar e aconchegar quem não tem uma família.

“A gente pegava umas cartinhas do Correio e juntava panetone, bombom, coisas do tipo e entregava para as crianças. Foi assim que eu comecei com essa prática”, conta a ativista Valéria Bianchi em entrevista para o portal G1. “Eu já ajudava quem precisava e foi então que eu decidi escrever as cartinhas do ‘Cãorreio”, para amparar as ‘crianças de quatro patas’”, diz a mulher.

Bianchi está à frente do projeto SOS Animais Abandonados e busca novas doações nessa época do ano, “porque as pessoas estão mais propícias a ajudar”. Nas cartinhas que são entregues em lojas de ração, clínicas veterinárias e até mesmo nos semáforos, é possível conhecer um pouco mais da história de cada cão e gato.

“Coloco fotos deles para as pessoas os verem e peço um presente, que é o que cada um mais precisa: tratamento dentário, ração específica, um brinquedinho, casinha nova e outras necessidades que eles têm. Essa é uma forma de tentar tocar um pouquinho no coração das pessoas para as dificuldades que eles passam durante todo o ano”, explica Val.

Ao portal G1, a cuidadora que defende e trata de animais em situação de abandono e maus-tratos há mais de duas décadas, contou que a ideia surgiu há cinco anos e que na maioria das vezes consegue entregar o ‘presente das crianças’. Atualmente a organização não governamental abriga cerca de 120 cães e gatos.

Um feliz Natal

A professora Sara Penteado, criadora da iniciativa Pracinha dos Dogs, possui um projeto semelhante para ajudar os animais que vivem nos lares temporários da ONG. Durante a ação, os animais são ‘apadrinhados’ através de cartas e recebem ajuda nas vacinas, comida e até em uma possível adoção. “Eu decidi fazer essa campanha porque estou com nove filhotes de cachorro que crescem muito rápido.

E quando eles crescem fica muito mais difícil para doar, já tenho 12 animais adultos e pensei em criar um cenário diferente para chamar a atenção e ver se eu consigo realizar essas doações”, explica Sara. “Queria acabar o ano com o meu lar temporário sem nenhum cachorro adulto”, diz a protetora.

A ONG recolhe, castra, vacina e cuida dos cães e gatos até eles ganharem um lar definitivo. A equipe também realiza o acompanhamento da adoção responsável, onde voluntários auxiliam na adaptação e orientam os novos guardiões.

A professora realizará um evento no dia 12 de dezembro, a partir das 10h, na rua Professor Sebastião Augusto de Miranda. O encontro tem como objetivo de apresentar os animais para os interessados.

Sara conta que não trabalha com feiras de adoção e sim com lares temporários. Além disso, em 2020, o projeto castrou mais de 280 cachorros por meio de parcerias com clínicas veterinárias da região.

O propósito da iniciativa é conscientizar os tutores em relação aos cuidados com os animais após a euforia da adoção.

Fonte: anda.jor.br

Programa Mundo Animal na rádio Mares do Sul 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net )

” Quem não ama os animais jamais vai amar o semelhante”.

Colaboradores do programa Mundo Animal ano XXI:

Vereador por Marechal Deodoro André Bocão

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

@defesaanimalemacao

Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas- presidente dra Rosana Jambo

Mondo Pet: av. d. Constança 354 Jatiuca Maceió Alagoas (@mondopet )

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui