Início DESTAQUES Lei determina que acusado de maus-tratos deve custear tratamento de animal agredido...

Lei determina que acusado de maus-tratos deve custear tratamento de animal agredido no Piauí

250
0

Reprodução

O governador Wellington Dias (PT) sancionou na quinta-feira (09), a lei de nº 7.652, que determina que o agressor que maltratar animais, deve arcar com o tratamento e despesas médicas gastos no cuidado do mesmo. A lei foi sancionada após o caso envolvendo os animais da Expoapi que ficaram feridos após se assustarem com fogos de artifício.

A proposta é de autoria da deputada Teresa Britto (PV) e determina que nos casos de crimes de maus-tratos cometidos no âmbito do estado do Piauí, as despesas de assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão serão de responsabilidade do agressor, na forma do Código Civil.

O agressor ficará obrigado, inclusive, a ressarcir a Administração Pública por todos os custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária prestados para o total tratamento do animal.

“A proposição visa cumprir o dever do estado de zelar pelo bem-estar animal. De forma que, além da responsabilização criminal, é necessário responsabilizar o agressor pelos danos decorrentes do ato ilícito”, afirmou a deputada Teresa Britto, autora da proposta.

Caso da Expoapi

Na quarta-feira (08), durante a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), diversos cavalos fugiram para BR-343 após uma queima de fogos de artifício que ocorreu durante uma das apresentações no evento. Vídeos e imagens que circulam pela internet mostram diversos cavalos machucados e veículos danificados.

Já na quinta-feira (09), a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota), afirmou que solicitará a suspensão da Expoapi, alegando que o incidente envolvendo a fuga dos cavalos seja esclarecido.

Já o governador Wellington Dias, na noite de quinta, se manifestou e informou que o Estado notificou a banda acusada de soltar fogos de artifícios durante o show, e a mesma será responsabilizada pelo incidente.

Por Eduardo Amorim

Fonte: Lupa1

 

Programa Mundo Animal na rádio Mares do Sul 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www.mundoanimalmaceio.com.br)

” Quem não ama os animais jamais vai amar o semelhante”.

Colaboradores do programa mundo animal ano XXI:

Vereador por Marechal Deodoro André Bocão

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

@defesaanimalemacao

Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas- presidente dra Rosana Jambo

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui