Foto: Reprodução
A Defesa Agropecuária de São Paulo e voluntários que atuam na Fazenda Água Sumida, em Brotas (SP), vacinaram mais de 500 búfalas, de acordo com a idade, contra febre aftosa e brucelose, cumprindo o cronograma proposto pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado.
Segundo o médico veterinário, Maurice Vidal, responsável pela recuperação dos animais que foram encontrados em situação de maus-tratos, as vacinas foram aplicadas entre a segunda e terça-feira (28).
Receberam a imunização contra febre aftosa todos os animais com até 2 anos e contra a brucelose as fêmeas de 3 a 8 meses.
“São doenças infectocontagiosas e é obrigatória a vacinação porque um animal pode passar para o outro pelo contato, pela água. Daqui a gente consegue fazer pelo fato que a gente conseguiu arrumar as estruturas do curral”, disse Vidal.
Ainda segundo o veterinário, após o trabalho dos voluntários, o estado dos búfalos melhorou depois das intervenções realizadas.
“Estamos suplementando e alimentando eles, e estamos em cima para que nenhum animal mais venha a cair. Acredito que ainda vai levar entre um ano e um ano meio para eles se recuperarem totalmente”, declarou.
Prisão
A Polícia Civil de Brotas prendeu, no dia 21 de dezembro, o segurança da fazenda, Rinaldo Ferrarezi.
O proprietário da fazenda, Luiz Augusto Pinheiro de Souza, também teve a prisão decretada, mas não foi encontrado e é considerado foragido, segundo o Ministério Público.
O pecuarista já havia sido preso em novembro, após a Polícia Ambiental encontrar centenas de animais abandonados, com fome e sede na sua fazenda, mas ele pagou fiança de R$ 10 mil e foi liberado.
Por Ana Marin
Fonte: G1
Programa Mundo Animal na rádio Mares do Sul 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net e no www.mundoanimalmaceio.com.br)
“ Quanto mais conheço os homens mais amo os animais “
Colaboradores do programa Mundo Animal ano XXI :
Vereador por Marechal Deodoro André BOCÃO – gente da gente – deseja um FELIZ ANO NOVO para todos
Consultório veterinário dr Marcelo Lins 99981 5415
@defesaanimalemacao ( 82 – 98778 0221 )
Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas– presidente dra Rosana Jambo