Início NOTÍCIAS Polícia Militar desmantela rinha de galo em Planaltina, DF; um homem foi...

Polícia Militar desmantela rinha de galo em Planaltina, DF; um homem foi preso

108
0

(foto: PMDF)

Na manhã de segunda-feira (27/12), os policiais militares do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) – PMDF, prenderam um homem responsável por manter uma rinha de galos na zona rural do Pipiripau, em Planaltina. Ao chegarem no local, os militares encontraram galos mortos, diversos feridos, mutilados e com vestígios de sangue na região das pernas, além de variados tipos de apetrechos usados nas rinhas, como biqueiras, esporas plásticas e o “ringue” no qual aconteciam as brigas. O homem foi conduzido para a 16 ª Delegacia de Polícia.

No início do mês, em 11 de dezembro, a Polícia Militar do DF já havia interditado uma chácara em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal, que seria usada para rinhas de galos. O flagrante ocorreu após denúncias de moradores. Na ocasião, sete pessoas responsáveis por organizar as brigas entre os animais confessaram o crime e foram presos em flagrante. Mais de 100 galos, que eram usados em três rinhas diferentes, foram resgatados no local. Os animais estavam machucados, mutilados e eram submetidos a medicamentos estimulantes pelos organizadores das rinhas.

Vale lembrar que as rinhas de galos foram proibidas no Brasil há 80 anos, com a publicação do Decreto Federal 24.645/1934, que entendeu a prática como causadora de maus-tratos aos animais envolvidos. A Lei federal de crimes ambientais (Lei 9605/1998) estabelece como crime qualquer ato de maus tratos e é utilizada para punir os infratores. A pena para quem for condenado vai de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedentes criminais.

Por Débora Oliveira

Fonte: Correio Braziliense via Estado de Minas

 

Programa Mundo Animal na rádio Mares do Sul 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www.mundoanimalmaceio.com.br)

“ Quanto mais conheço os homens mais amo os animais “

Colaboradores do  programa Mundo Animal ano XXI :

Vereador por Marechal Deodoro  André BOCÃO – gente da gente –  deseja um FELIZ ANO NOVO para todos

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

@defesaanimalemacao ( 82 –  98778 0221 )

Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas– presidente dra Rosana Jambo

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui