Início DESTAQUES Morre Betty White, atriz conhecida pelo seu trabalho em defesa dos direitos...

Morre Betty White, atriz conhecida pelo seu trabalho em defesa dos direitos animais

100
0

Vanessa Santos | Redação ANDA

A estrela de Hollywood, Betty White, morreu sabado (1) aos 99 anos. A atriz era conhecida pelo seu trabalho em defesa dos direitos animais e passou a vida realizando trabalhos de bem-estar e acolhimento de diversas espécies.

“Minha preocupação com os animais é um segredo aberto”, escreveu Betty em sua autobiografia, ainda sem título em português, “Betty & Friends: My Life at the Zoo” de 2011. Os pais de White eram amantes de animais e ela cresceu envolta por essa paixão pela natureza. Quando a fama chegou, o ativismo foi espontâneo.

Em 1971, White criou e apresentou a série “The Pet Set”, no qual a atriz entrevistava personalidades da época como Mary Tyler Moore, Carol Burnett e Doris Day, que estavam sempre acompanhadas de seus animais domésticos e do treinador Ralph Helfer. Betty e seu marido, Allen Ludden, produziram a série que contou com 39 episódios. “Se ainda não te disse, vou dizer agora. ‘The Pet Set’ é um dos meus programas favoritos ”, declarou a atriz no relançamento do programa em formato digital, em 2021.

Um dos trabalhos mais relevantes de White em defesa dos direitos animais, foi a sua atuação no Greater Los Angeles Zoo Association (GLAZA), uma organização sem fins lucrativos ligada ao zoológico de Los Angeles. Lá White que se tornou curadora em 1974, produzindo no mesmo ano o especial de TV “Backstage at the Zoo”, um especial que contava com os atores Moore, Jimmy Stewart, Greg Morris e Amanda Blake em que ela mostrava os trabalhos feitos pela associação.

Em 1997, Betty se juntou ao conselho inaugural dos comissários do zoológico, tomando importantes decisões em prol dos animais por oito anos, quando foi nomeada para se tornar presidente do conselho em 2010. Todos os valores arrecadados com o livro “Betty&Friends” foi revertido para beneficiar o GLAZA E O Zoo de Los angeles, que completou 90 anos de abertura em 2012.

“Estamos extremamente tristes ao ouvir sobre o falecimento de Betty essa manhã e queremos oferecer nossas mais profundas condolências a sua família e amigos enquanto lamentamos coletivamente a perda de uma verdadeira lenda, dentro e fora da tela,” disse Tom Jacobson, presidente da GLAZA. “Seu trabalho com a Greater Los Angeles Zoo Association abrange mais de cinco décadas, e somos gratos por sua amizade duradoura, pelo seu trabalho na defesa dos direitos animais e por apoiar nossa missão incansavelmente”, completa Tom.

White também foi membro da Morris Animal Foundation entre 1971 e 2013. Ela atuou como vice-presidente da divisão canina de 1973 a 1982 e depois se tornou presidente do conselho de 1982 a 1985.

Em 2010, o Betty White Wildlife Fund, uma fundação criada pela estrela, realizou as doações que tornaram possível o trabalho da Morris Animal nas ações de resposta ao vazamento de petróleo da Deepwater Horizon, no Golfo do México. White patrocinou mais de 30 estudos sobre saúde animal.

“É difícil imaginar um mundo sem Betty nele”, disse Tiffany Grunert, presidente e CEO da Morris Animal Foundation. “Ela foi uma grande defensora dos animais e apoiou incansavelmente o nosso trabalho. Ela queria o melhor para os animais e para o meio ambiente. Todos nós da fundação estamos de luto pela perda dessa mulher incrível. Sentiremos falta de sua sagacidade, inteligência e, acima de tudo, seu amor pelos animais e compromisso com o avanço da saúde deles. Ela foi uma verdadeira inspiração para toda nossa equipe”, relatou a presidente.

Betty foi homenageada como “Embaixadora dos Animais” da cidade de Los Angeles em 2006, pelo prefeito Antonio Villaraigosa.

Na década de 1970, a atriz fez amizade com Jack Hanna, diretor do Zoológico de Columbus entre 1978 e 1992. Como de costume, a atriz se dedicou como defensora ativa dos animais dentro do zoo.

Betty White gostava de intitular como defensora dos animais. “Eu não gosto dos direitos dos animais. Estou mais interessada pelo bem-estar e saúde deles”, disse ela em entrevista para o TV Guide em 2009. No programa ela ressaltou que seu trabalho na defesa dos animais lhe trazia mais prazer do que a carreira de atriz.

Foto: Arquivo pessoal | Everett Collection

Fonte: anda.jor.br

Programa Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www.mundoanimalmaceio.com.br)

NÃO COMPRE…….ADOTE… NÃO SE COMPRA UM AMIGO.

Colaboradores do  programa Mundo Animal ano XXII :

Vereador por Marechal Deodoro  ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –  

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

@defesaanimalemacao ( 82 –  98778 0221 )

Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas– presidente dra Rosana Jambo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui