Início DESTAQUES Castramóvel inicia atendimentos nesta terça-feira (11) no Benedito Bentes em Maceió Alagoas

Castramóvel inicia atendimentos nesta terça-feira (11) no Benedito Bentes em Maceió Alagoas

181
0

Foto: Ascom SMS

Visando o controle populacional de animais na cidade de Maceió, o “Castramóvel” – veículo dotado de estrutura para castrar animais – começará a percorrer os bairros da capital nesta terça-feira (11). Inicialmente, a unidade móvel prestará os serviços na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, das 8h às 14h, na qual permanecerá com os atendimentos no local até sexta-feira (14).

Durante o atendimento nos dias 11 e 13 de janeiro, os animais passarão por triagem para avaliar se estão aptos a realizar a castração. Caso estejam suscetíveis ao procedimento, 35 fichas serão disponibilizadas para este serviço. Já nos dias 12 e 14 serão realizadas as castrações dos animais selecionados na triagem. Além da triagem, o público poderá levar o animal para demais atendimentos clínicos com médico veterinário.

“O castramóvel tem grande relevância em nosso município, pois além de executar o controle populacional, ele vai ao encontro de áreas que, possivelmente, a população não se deslocaria para um centro cirúrgico fixo. Buscar essas áreas isoladas e ofertar o controle populacional de animais através da castração, fazem parte de estratégias no controle da zoonoses”, explica Marcos Vasconcellos, coordenador geral da Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Ainda segundo o coordenador, para realizar a castração é necessário fazer o exame de coleta de sangue – que custa R$20,00 (vinte reais) – para verificar a situação do animal. Caso o dono não queira realizar o exame, ele poderá assinar um termo de responsabilidade pelo que acontecer com o animal.

No local, a população também poderá contar com a realização de testagem para Leishmaniose Visceral (LV) e vacinação antirrábica.

Como ter acesso aos serviços

Para realizar a triagem e, consequentemente, a castração dos animais no Castramóvel, os usuários precisam preencher o Formulário de Inscrição para fazer o pré-cadastro e agendamento do serviço. Depois, basta comparecer no dia agendado levando a cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, RG, CPF e comprovante de renda de até 1 salário mínimo ou comprovante de inscrição em algum programa do Governo Federal – Cadastro Único ou Auxílio Brasil.

Além disso, os usuários devem levar assinado o Termo de Consentimento Esclarecido para Procedimento Anestésico e o Termo de Autorização para Procedimento Cirúrgico. Para o dono que não deseja realizar exames no animal, é necessário levar assinada a Declaração de Não Autorização de Procedimento e/ou Exames.

Castramóvel

O Castramóvel é uma unidade móvel de esterilização dotado de estrutura para realizar a castração de cães e gatos de Maceió, visando o controle populacional de animais na cidade. O equipamento, que integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, passará por diversas comunidades da capital, buscando trazer benefícios à população por meio do controle de zoonoses e da não proliferação de animais.

Fonte: Marília Ferreira / Ascom SMS

Programa Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www.mundoanimalmaceio.com.br)

NÃO COMPRE…….ADOTE… NÃO SE COMPRA UM AMIGO.

Colaboradores do  programa Mundo Animal ano XXII :

Vereador por Marechal Deodoro  ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –  

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

@defesaanimalemacao ( 82 –  98778 0221 )

Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas– presidente dra Rosana Jambo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui