Dois animais foram encontrados mortos no leste do Sri Lanka. Veterinários e ambientalistas alertam que a causa da morte é o lixo plástico existente num aterro a céu aberto.
No últimos oito anos já morreram cerca de 20 elefantes por consumirem lixo plástico no aterro da vila de Pallakkadu, no distrito de Ampara, cerca de 210 quilómetros a leste da capital, Colombo.
Exames realizados aos animais que morreram mostraram que estes engoliram grandes quantidades de plástico não degradável encontrado no depósito de lixo, segundo o veterinário da vida selvagem Nihal Pushpakumara.
“Polietileno, embalagens de alimentos, plástico e água foram as únicas coisas que pudemos ver nas autópsias. A comida normal que os elefantes comem e digerem não era evidente”, disse.
Muitos aventuram-se para junto de localidades em busca de comida e alguns são mortos por caçadores furtivos ou agricultores furiosos com os danos nas suas plantações.
“Os elefantes famintos procuram o lixo no aterro, consumindo plástico e objetos pontiagudos que danificam os seus sistemas digestivos”, disse Pushpakumara.
Por Joana Timóteo
Fonte e foto: OnFm / mantida grafia lusitana original
Programa Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net e no www.mundoanimalmaceio.com.br)
NÃO COMPRE…….ADOTE… NÃO SE COMPRA UM AMIGO.
Colaboradores do programa Mundo Animal ano XXII :
Vereador por Marechal Deodoro ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –
Consultório veterinário dr Marcelo Lins 99981 5415
@defesaanimalemacao ( 82 – 98778 0221 )
Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas– presidente dra Rosana Jambo