Um cachorro foi agredido com um facão pelo vizinho dos tutores na zona rural de Paraguaçu (MG) no último fim de semana. Conforme relatos da dona do animal, o rapaz era amigo da família. A família registrou o boletim de ocorrência na última quarta-feira (12) e aguarda que o caso seja investigado. O suspeito está solto. A Polícia Civil informou que um inquérito foi aberto.
Em entrevista por telefone ao g1, a dona do animal, Mariana Batista Couto Cardoso Castilho, relatou que o crime aconteceu no último domingo (9), por volta de 18h30.
“Meu marido e sogro estavam na estrada. O rapaz passou de moto com o cachorro dele perto, o Bradoke se aproximou, mas não latiu, não rosnou. Ele simplesmente pegou um facão e agrediu o cãozinho”, explicou.
A dona do animal relatou ainda que ele não aparentava estar sob efeito de álcool ou drogas. Logo após o ocorrido, a família levou o animal ao veterinário. Os custos com os medicamentos ficaram cerca de R$ 750.
De acordo com o laudo veterinário, o animal teve uma lesão de cerca de 10 cm próximo ao focinho e perdeu muito sangue. Segundo a Polícia Militar, o boletim de ocorrência foi encaminhado para a Polícia Civil e a família ainda vai prestar depoimento.
“Eu fiquei em prantos, sou muito apegada a ele. Estou grávida, fiquei tão nervosa que fui parar no hospital. Logo nós levamos a receita para o rapaz. Ele apenas riu da situação e ignorou o pedido”, contou Mariana.
A dona fez diversas postagens nas redes sociais pedindo ajuda dos amigos e familiares.
“Não temos o valor para arcar com todos os gastos. Os policiais nos orientaram que procurássemos um advogado para contestar sobre as despesas. Mas infelizmente não temos condições financeiras. Ficamos muito tristes, o bradoke é muito tranquilo e dócil. Nós ganhamos ele de um policial que estava com dois cãezinhos e por ele ser muito manso, doou pra gente”, contou.
Casos na região
Depois que a nova lei entrou em vigor no Brasil em 2020, alguns casos de maus-tratos a animais com prisão já foram registrados no Sul de Minas. Em fevereiro do ano passado, em Careaçu (MG), um homem de 58 anos foi preso por suspeita de maus-tratos. Os policiais encontraram 10 gatos em um ambiente sujo e insalubre e um animal em decomposição. Conforme a Polícia Civil, o suspeito alegou falta de tempo para cuidar dos animais.
Ainda em fevereiro do ano passado, mas em Pouso Alegre (MG), um homem foi preso após espancar e matar uma cadela dentro de um condomínio. Segundo as testemunhas, a cachorrinha apresentava sangramentos pela boca, focinho, ouvido, defecava e já estava desfalecida.
A cachorrinha, que tinha sete meses, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ainda conforme os vizinhos, o autor das agressões aparentava ter feito uso de bebidas alcoólicas ou drogas.
Por Bruna Mangiapelo sob a supervisão de Lucas Soares
Fonte: G1
Programa Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net e no www.mundoanimalmaceio.com.br)
NÃO COMPRE…….ADOTE… NÃO SE COMPRA UM AMIGO.
Colaboradores do programa Mundo Animal ano XXII :
Vereador por Marechal Deodoro ANDRÉ BOCÃO – gente da gente – #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro
Consultório veterinário dr Marcelo Lins 99981 5415
@defesaanimalemacao ( 82 – 98778 0221 )
Comissão do Bem Estar Animal da OAB Alagoas– presidente dra Rosana Jambo