Início NOTÍCIAS Netflix propaga desinformação e estimula preconceito contra gatos

Netflix propaga desinformação e estimula preconceito contra gatos

166
0

Foto: Pixabay

Os gatos são os animais domésticos que mais sofrem com mitos e preconceitos, primeiro com as falácias de que eles não se apegam aos tutores. E quando o assunto é saúde, diversas doenças costumam ser relacionadas erroneamente a esses animais.

Para piorar, a Netflix tem cometido um grande desserviço à causa animal com o filme “Lulli” (top 10 dos mais assistidos!). No filme são apresentadas desinformações graves que prejudicam os gatos.

Entre as principais doenças associadas aos gatinhos, está a toxoplasmose, citada no filme.

Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, trata-se uma zoonose que dificilmente é transmitida diretamente dos gatos para as pessoas.

Diferente do que muitos pensam, estima-se que somente entre 10 a 15% dos gatos carreguem o parasita, com destaque para gatos que vivem ou que têm acesso à rua.

A contaminação do gato pelo parasita ocorre principalmente a partir da ingestão de carne de caça (como aves e roedores) contaminada pelo agente, ou pelo consumo de carne crua de origem desconhecida oferecida pelos tutores.

Por isso mesmo, gatos que se alimentam apenas de ração e que vivem em casa ou apartamento, sem acesso à rua, dificilmente poderão contrair e transmitir a toxoplasmose.

Ainda que os gatos sejam fundamentais no ciclo de vida do toxoplasma, o contato com eles e com seus dejetos não é a mais importante forma de contaminação.

Na verdade, de acordo com a veterinária Allice Vigris, as principais formas de transmissão são a infecção congênita durante a gestação e a ingestão de água ou alimentos contaminados.

“Como hospedeiros intermediários, animais como porco ou boi correm o risco de armazenar cistos em seus tecidos, de modo que a carne crua ou mal passada pode ser um meio de contaminação”, explica a veterinária.

Allice explica ainda que o cisto do protozoário permanece viável por até 6 meses em água com temperatura ambiente. Sendo assim, é comum que a contaminação ocorra não só a partir da ingestão direta da água contaminada, mas também por conta do consumo de alimentos lavados com ela.

O que fazer para evitar a toxoplasmose?
Medidas simples de higiene e de cuidados com os gatos contribuem muito para a prevenção da toxoplasmose. A seguir, você confere algumas delas:

– Não permita que o gato vá para a rua, onde ele fica exposto não só a doenças, mas também a brigas e atropelamentos;

– Lembre-se que os oocistos de toxoplasma demoram para esporular e limpe a caixa sanitária diariamente;

– Procure utilizar luvas de borracha sempre que for manusear a caixa. No caso das grávidas, o ideal é pedir para que outra pessoa se encarregue da tarefa;

– Luvas de borracha também são fundamentais para quem pratica jardinagem. Tenha em mente que outros gatos podem entrar em contato com as plantas;

– Mantenha os gatos longe das superfícies da cozinha e lave as mãos regularmente;

– Lave frutas, legumes e verduras com cuidado;

– Após manusear carne crua, lave bem as mãos, assim como os utensílios utilizados.

Além disso, a veterinária ressalta a importância de levar o gato para visitas regulares ao veterinário a fim de monitorar de perto o estado de saúde do animal.

Fonte: anda.jor.br

Programa Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. mundoanimalmaceio.com.br)

NÃO COMPRE…….ADOTE… NÃO SE COMPRA UM AMIGO.

Encontro dos pitbulls na praça da Faculdade no dia 20 de março às 15:30h. Informações: 99134 1474

Comissão de Bem Estar Animal da OAS (AL) presidente dra Adriana Alves

Semana de castração de  felinos e 10% de desconto no banho e tosa na Clinshopmaceio  (82 ) 9675 8715

@defesaanimalemacao ( 82 ) 98778 0221

Colaboradores do  programa Mundo Animal ano XXII :

Vereador por Marechal Deodoro  ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –  #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui