Início NOTÍCIAS Prefeitura resgata 200 animais em áreas de deslizamentos em Petrópolis (RJ)

Prefeitura resgata 200 animais em áreas de deslizamentos em Petrópolis (RJ)

80
0

Bruna Araújo | Redação ANDA

A Prefeitura de Petrópolis afirma já ter realizado o resgate de pelo menos 200 animais em áreas devastadas por enchentes e deslizamentos após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Os animais, principalmente cães e gatos, foram salvos por equipes da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea) e encaminhados para 39 lares temporários cadastrados.

A Cobea pontua que locais de acolhimento são muito importantes para viabilizar o resgate dos animais. “Os feridos foram levados para clinicas que estão trabalhando de forma voluntária para tratar esses animais. Muitos perderam seus tutores. Toda ajuda neste momento é muito importante. O local para abrigo desses animais precisa ser seguro”, disse em nota.

Todos que se voluntariarem a abrigar os animais resgatados precisam se comprometer a ficar com eles que os tutores tenham condições de retornarem para suas casas. Interessados em ajudar podem entrar em contato através do telefone (24) 9.9204-0647. É necessário informar nome completo, telefone atualizado, CPF do tutor temporário e comprovante de residência.

Voluntários na linha de frente

Uma estimativa feita pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres (G.R.A.D) aponta que pelos menos 130 animais afetados pelas enchentes que devastaram Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foram resgatados e estão em abrigos temporários em segurança. Carlos Eduardo Machado, brigadista do GRAD, disse que um dos principais obstáculos é o risco de novos deslizamentos. “A equipe precisa ter muito cuidado, por isso, só mandamos para campo os profissionais mais experientes. Não podemos deixar voluntários ter acesso porque requer treinamento. Muitas vezes, buscamos pets que estão em casas prestes a desabar, não podemos colocar um civil em risco”, explicou.

O ativista conta também que encontrar lares temporários para acolher os animais salvos é fundamental para o andamento das buscas. “É difícil encontrar um local para deixá-los. Em Brumadinho (MG), por exemplo, tivemos uma estrutura para colocá-los, aqui não. Dependemos dos voluntários. Os animais, nessa situação, são grandes companheiros e ajudam suas famílias a superar este ‘baque’. É uma questão psicológica, muito mais profunda do que só um animal doméstico”, disse em entrevista ao portal Casa e Jardim. A cada instante, novos pedidos de resgate chegam. Um deles foi o da professora Verônica Ferreira, que tutela 22 animais, 19 gatos e 3 cachorros.

Ela usou as redes sociais para fazer um apelo por resgate, pois se recusava a deixar a casa sem levar os animais. “Teve um desabamento muito grande perto da minha casa, com vítimas humanas e animais. Eu não queria sair por causa deles, não teria como ficar sem vê-los pelo resto da minha vida. Nunca teria paz, sossego ou a consciência tranquila. Postei pedindo ajuda na internet, dizendo que havia risco, alguém viu e chamou o resgate”, disse. Ela e os animais foram salvos pelo G.R.A.D, em parceria com a COBEA (Comissão Nacional de Bem-Estar Animal) e a Defesa Cívil. Os animais tutelados por Verônica foram encaminhados para lares de acolhimento.

“Eu fiquei muito grata pela ajuda. Infelizmente, não posso visitar meus cachorros. Fiquei triste quanto a isso, porque é longe de onde estou, mas entendo a situação. Mas quanto aos gatos, já visitei e fiquei tranquila de saber que estão seguros”, finalizou a professora.

Foto: Cobea | Divulgação

Fonte: anda.jor.br

Programa Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. mundoanimalmaceio.com.br) Dia 11 de março aniversário do programa Mundo Animal.

NÃO COMPRE…….ADOTE… NÃO SE COMPRA UM AMIGO.

Enconto dos pitbulls na praça da Faculdade no dia 20 de março às 15:30h. Informações: 99134 1474

Comissão de Bem Estar Animal da OAB (AL) presidente dra Adriana Alves

Semana de castração de  caninos e felinos  na Clinshopmaceio  de 21 a 26 de fevereiro (82 ) 9675 8715

@defesaanimalemacao ( 82 ) 98778 0221

Colaboradores do  programa Mundo Animal ano XXII :

Vereador por Marechal Deodoro  ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –  #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui