Início NOTÍCIAS STJ começa a decidir sobre pensão para animais após separação de casal

STJ começa a decidir sobre pensão para animais após separação de casal

46
0

Foto: Ilustração | Pixabay

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou na terça (21) a conclusão do julgamento sobre a obrigatoriedade do pagamento de pensão para custear gastos de animais domésticos — os animais — após a separação conjugal. O caso começou a ser julgado pela Terceira Turma do tribunal, mas foi suspenso por um pedido de vista.

O colegiado julga recurso de um homem condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo ao pagamento da metade dos custos com os cuidados de quatro cachorros adquiridos com a companheira antes da separação da união estável.

Na condenação, o homem foi obrigado a pagar mensalmente R$ 500 para bancar a alimentação e os cuidados com os animais, além de R$ 20 mil de indenização pelo período anterior ao ajuizamento da ação.

No recurso em julgamento, o homem alegou que não pode ser obrigado a pagar pensão para os animais. Ele diz que, após a separação, não teve mais vínculos afetivos com os animais e que a ex-companheira é a tutora exclusiva dos cachorros. Além disso, informou que não tem recursos para bancar os gastos com os animais.

Ao analisar o caso, o relator, ministro Villas Boas Cueva, negou provimento ao recurso e afirmou que a aquisição conjunta dos animais acarreta na obrigação de cobrir os gastos com os animais.

Em seguida, o ministro Marco Bellizze abriu divergência e entendeu que a pretensão para cobrar os custos está prescrita e deveria ter sido feita três anos após o término da relação. O ministro também ressaltou a falta de vínculo afetivo com os cachorros e a ausência dos animais na partilha da separação.

Após os dois votos, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista da ministra Nancy Andrighi. Não há data para retomada do julgamento.

Fonte: UOL

 

PROGRAMA  Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. mundoanimalmaceio.com.br)

Vereadora por Maceió ( AL ) Teca Nelma é a madrinha do DEFESA ANIMAL EM AÇÃO

CADEIA PRA QUEM MALTRATAR ANIMAIS…

Na  Clinshopmaceio  CASTRAÇÃO DE CANINOS E FELINOS DE 20 A 26 DE JUNHO  : ( 82 ) 9675 8715

Abrigo São Cão contrata 01 cozinheira e 02  tratadores

Local: Marechal Deodoro Alagoas

Enviar curriculum para monicalm419@gmail.com

Fone: 99613 9970

Vereador por Marechal Deodoro (AL) ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –Acompanhe o vereador nas redes socIais :::  #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro

Consultório veterinário dr Marcelo Lins  NA CAMBONA EM MACEIÓ ALAGOAS : 99981 5415

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui