Início NOTÍCIAS Campanha pela transferência do elefante Sandro ganha música de artista ativista

Campanha pela transferência do elefante Sandro ganha música de artista ativista

49
0

O elefante Sandro ganhou uma canção de presente da cantora e compositora Solange Sá. A música “Liberta o Sandro” foi composta em apoio à campanha pela transferência do elefante que vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, MT.

Solange, que também é ativista pelos animais, comentou sobre o elefante e a música que compôs para ele: “Sandro, como tantos animais, tem uma história muito comovente e a canção é fruto de algo muito simples e mágico, conexão, empatia. Sentir empatia, nestes casos, dói, mas junto com a dor, acessamos amor, viramos um canalzinho de luz e as atitudes brotam, cada um com sua habilidade e seu coração. Viramos vaga-lumes no meio do caos. Salve o Sandro.”, comentou a artista. “Estamos nos organizando para produzir e lançar a versão completa, gravada em estúdio. Libertemos o Sandro!”, completou a cantora, que já compôs várias músicas dedicadas aos animais, como “Zoológico Ilógico”, “A Sua Mãe não é Uma Vaca” e, mais recentemente, outra dedicada às girafas do Bioparque do Rio de Janeiro apreendidas em Mangaratiba, obra que ainda vai lançar. 

O portal Veganismo é Amor produziu um vídeo com a música e publicou em seu perfil no Instagram.

Sandro e a ação judicial

O elefante asiático Sandro tem cerca de 50 anos de idade e está confinado no zoológico de Sorocaba desde 1982. Tem vivido solitariamente desde 2020, quando a companheira Haisa, com quem dividia o pequeno cativeiro, morreu em decorrência de problemas causados pelo confinamento.

Ainda em 2020, o Ministério Público de SP fez uma recomendação à Prefeitura de Sorocaba, gestora do zoológico, para que Sandro fosse encaminhado para o Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães, MT. A Prefeitura inicialmente concordou com a transferência, porém o Bioparque do Rio de Janeiro manifestou interesse em levar o Sandro. No entanto, após o “escândalo das girafas” o Bioparque informou sua desistência e, a partir daí, comerciantes do entorno do zoológico começaram a contestar a transferência e a Prefeitura, em uma decisão claramente política, resolveu manter o elefante no Zoológico Quinzinho de Barros. Isso motivou o Ministério Público a ajuizar uma ação civil pública pública solicitando a transferência de Sandro para a área de 40.000 m2 que o aguarda no SEB.

Os argumentos da prefeitura para manter Sandro confinado no pequeno recinto são sua a idade torna perigosa a viagem de cerca de 1.500 km até o santuário no MT, mesmo o SEB já tendo realizado sem problemas várias outras transferências de elefantes mais idosos que Sandro e por distâncias maiores, como no caso das elefantas Pocha e Guillermina, recentemente levadas de Mendoza, na Argentina, para o santuário, em um percurso de mais de 3.500 km. No mais, a Prefeitura afirma que o elefante não vive em condição de maus-tratos no zoológico, mesmo mantendo o animal confinado por mais de 16 horas por dia em seu cubículo de contenção. Uma perícia foi solicitada pelo Ministério Público e poderá atestar as condições em que vive o elefante Sandro.

Internauta podem assinar a petição virtual que pede a transferência do elefante Sandro na plataforma Change.org acessando https://www.change.org/sandronamanada.

Foto: Eliane Consorte

Fonte: Olhar Animal

 

PROGRAMA  Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. mundoanimalmaceio.com.br)

Vereadora por Maceió ( AL ) Teca Nelma é a madrinha do DEFESA ANIMAL EM AÇÃO

CADEIA PRA QUEM MALTRATAR ANIMAIS…

Na  Clinshopmaceio  CASTRAÇÃO DE CANINOS E FELINOS DE 27 DE JUNHO A 02 DE JUlHO  : ( 82 ) 9675 8715

Abrigo São Cão contrata 01 cozinheira e 02  tratadores

Local: Marechal Deodoro Alagoas

Enviar curriculum para monicalm419@gmail.com

Fone: 99613 9970

Vereador por Marechal Deodoro (AL) ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –Acompanhe o vereador nas redes socIais :::  #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro

Consultório veterinário dr Marcelo Lins  NA CAMBONA EM MACEIÓ ALAGOAS : 99981 5415

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui