Início NOTÍCIAS Londrina ganha abrigo para animais de pessoas em situação de rua

Londrina ganha abrigo para animais de pessoas em situação de rua

45
0

Foto: reprodução

A Prefeitura de Londrina (PR), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema), implantou um novo serviço para as pessoas em situação de rua que são acolhidas pela rede de serviços. Desde a semana passada, os atendidos pela Operação Noite Fria, que têm cão ou gato de estimação, agora, podem levar seu animal para o abrigo.

Ao todo, estão sendo implantadas gradualmente dez vagas para o acolhimento de cachorros ou gatos das pessoas em situação de rua. Assim, os acolhidos que desejarem o atendimento pela Operação Noite Fria poderão levar seu animal de estimação junto para o abrigo, onde há cama, coberta, produtos de higiene animal, água e comida. Como a assistência social lida com pessoas, esta fica responsável pelos seres humanos acolhidos. Já a Sema é a responsável pelas questões dos cuidados aos animais.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, esse trabalho é fruto de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Ambiente e Assistência Social que vem sendo feita há mais de um mês. “Faz uns 40 dias que estamos trabalhando com essa ação, que não é só o acolhimento do pet, mas toda a preparação de quem vai ficar com o animal e de quem vai atuar no acolhimento, para que saiba acolher esse animal. O objetivo principal é que a pessoa que está em situação de rua não deixe de aceitar o acolhimento por preocupação com seu pet, por isso o envolvimento da Sema e da Assistência Social é tão importante”, explicou Micali.

Os trabalhos com a população de rua, que têm animal doméstico, tiveram início durante o Abril Laranja, mês da conscientização contra os crimes de maus-tratos aos animais e da prevenção da crueldade. Desde então, os profissionais da Sema vêm conversando e orientando sobre a posse responsável e os cuidados básicos com os animais.

Os servidores da Sema têm entregado ração e feito a vacinação antirrábica dos cachorros e gatos de rua. Na parceria, coube a eles se responsabilizar pela confecção da cama dos cães e gatos, pelos potes de água e comida, pela ração e pelas mantas dadas aos animais acolhidos. “Queremos levar a mensagem de que os animais das pessoas que estão em situação de rua são bem-vindos nos acolhimentos, para que todos aceitem esses cachorros e gatos nos abrigos, especialmente, nas noites mais frias do ano, porque sabemos que se essas pessoas não puderem levar seu animalzinho, elas não vão para o acolhimento”, lembrou o secretário de ambiente, Ronaldo Siena.

Segundo a pedagoga da Sema e idealizadora da ação, Luciana Leite Monteiro, essa iniciativa já existe em outras cidades como em Cascavel e Balneário Camboriú e faz parte de um trabalho de conscientização e educação ambiental. “Quarta-feira passada fomos conversar com a equipe do acolhimento, levamos os materiais e conversamos sobre os procedimentos que eles precisam tomar. O morador de rua precisa entender que ele tem sua parte na responsabilidade pelo acolhimento de seu cachorro ou gato. Isso significa que se o animal fizer cocô, seu tutor precisará recolher o material e para isso vai receber os sacos plásticos e as orientações. Também conversamos sobre a vacinação dos animais, que ficarão em camas ao lado da pessoa acolhida”, elucidou.

Nos locais de acolhimento há um banner com as instruções e cuidados com os animais. A ideia é que, em breve, uma arte em grafite seja pintada nas paredes, com a temática animal.

 

Com informações de Jornal União

 

PROGRAMA  Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. mundoanimalmaceio.com.br)

Vereadora por Maceió ( AL ) Teca Nelma é a madrinha do DEFESA ANIMAL EM AÇÃO

CONSULTÓRIO  VETERINÁRIO  DR MARCELO LINS ( 82 99981 5415 )

CADEIA PRA QUEM MALTRATAR ANIMAIS…

Na  Clinshopmaceio  CASTRAÇÃO DE CANINOS E FELINOS DE 27 DE JUNHO A 02 DE JUlHO  : ( 82 ) 9675 8715

Abrigo São Cão contrata 01 cozinheira e 02  tratadores

Local: Marechal Deodoro Alagoas

Enviar curriculum para monicalm419@gmail.com

Fone: 99613 9970

Vereador por Marechal Deodoro (AL) ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –Acompanhe o vereador nas redes socIais :::  #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui