Início DESTAQUES Burros são explorados e abandonados em Canoinhas, SC

Burros são explorados e abandonados em Canoinhas, SC

338
0

Clicar sobre a imagem para editar ou atualizar.

Remover imagem destacada

Ao longo da história a força animal sempre foi essencial como meio de transporte para pessoas nas cidades ou para movimentar engenhocas que ajudavam no trabalho do campo. Burros e cavalos são até hoje meios de transporte em algumas cidades. Porém, mesmo que seja algo comum para milhões de pessoas, pouca gente que utiliza este meio transporte tem consciência dos riscos que os animais estão expostos no dia a dia, como problemas físicos e até mesmo danos emocionais e mentais.

Algumas cidades já avançaram na conscientização da proteção ao animal, e proibiram a utilização de carroças com tração animal. No entanto, Canoinhas ainda está longe do fato se concretizar. Diariamente, a população flagra cenas das carroças – qual muitas das vezes é utilizada por menores de idade, coletando material reciclável nas ruas dos bairros da cidade.

Maus-tratos

Nesta semana foram registrados dois casos de abandono de burros idosos e machucados. Ambos foram abandonados por seu dono “carroceiro”. Um deles foi encontrado fraco, sem fraturas, no entanto o mesmo com medicamentos o animal não resistiu. O outro burro foi encontrado já sem vida, com sinais de maus tratos.

Cavalo de lata em Canoinhas

Em setembro de 2017, foi solicitado pela câmara de vereadores, que a prefeitura de Canoinhas realizasse o cadastramento de todas as pessoas que utilizassem carroças para a coleta de materiais recicláveis no território do município.  Os dados levantados tinham como objetivo estudar a possível da aplicação do Projeto de Lei “Cavalo de Lata”. .

Na época o vereador autor do projeto, Coronel Mario comentou que a substituição dos animais pelo equipamento implica na diminuição dos maus tratos e em uma maior regulamentação. “Eu já tenho um Projeto de Lei escrito, a exemplo de outros municípios, porque nós estamos vendo maus tratos dos animais e a carroça pode ser substituída pelo Cavalo de Lata”.

As informações foram coletadas pela prefeitura meses depois e desde então o projeto ainda não foi estruturado em Canoinhas.

Fonte e foto: Folha D’Ouro Verde

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui