Início Sem categoria Touro se assusta em feira agrícola e derruba treinador

Touro se assusta em feira agrícola e derruba treinador

454
0

Clicar sobre a imagem para editar ou atualizar.

Remover imagem destacada

Por Rafaela Damasceno

No Reino Unido, um touro tinha acabado de ser premiado quando se assustou e correu pelo ringue. Seu treinador, que o segurava por uma corda, foi derrubado. As pessoas que assistiam à premiação contaram que o animal estava tão assustado que correu pelo cercado por um tempo, antes que conseguissem contê-lo.

A exibição de animais em feiras e desfiles é antiga e problemática. Os animais, muitas vezes sob pressão psicológica e estressados, podem se assustar e se descontrolar como forma de defesa.

Nesse tipo de evento o animal costuma ser tratado como um objeto, um simples meio de se chegar ao prêmio. Tem que se manter quieto e comportado. Mas as pessoas em volta, os sons altos, as câmeras e muitas outras coisas podem facilmente intimidar o animal e fazê-lo se assustar. Os bovinos, na natureza, comumente são presas. Portanto, ao serem observados, podem instintivamente tentar fugir.

O The Great Yorkshire Show, que oferece prêmios pela exibição dos “melhores” animais – entre eles cavalos, ovelhas, touros, coelhos etc. -, está em sua 161° edição e reúne sempre muitos espectadores. É o maior show agrícola da Inglaterra e exibe em torno de 8.500 animais por ano.

Os animais não foram feitos para serem exibidos e é natural que se tornem arredios ou agressivos quando se sentem em perigo. Além do mais, a premiação pelos animais considerados melhores pelos seres humanos resulta em uma busca cada vez mais constante pela perfeição. Isso implica em cruzamentos cada vez menos naturais que podem criar um animal perfeito aos olhos do público, mas que possui inúmeros problemas de saúde.

Para garantir animais mais fortes, grandes, musculosos e de porte, a prática de cruzar animais aparentados é comum, na esperança de passar entre as gerações as características consideradas ideais. Isso é conhecido como endogamia e é extremamente prejudicial para o animal, que conserva as características “boas” dos seus pais, mas também herda problemas. Em muitos casos, a endogamia também ocasiona anomalias genéticas que podem ser letais.

Foto: SWNS

Fonte: anda.jor.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui