Início DESTAQUES Juiz deve avaliar na próxima semana processo sobre a remoção de casinhas...

Juiz deve avaliar na próxima semana processo sobre a remoção de casinhas de cachorro em Porto Alegre

370
0

Clicar sobre a imagem para editar ou atualizar.

Remover imagem destacada

O processo que trata sobre a remoção de três casinhas de cachorros, no bairro Jardim do Salso, na zona Leste de Porto Alegre, segue em análise no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS). Quando retornar será analisado pelo juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Eugênio Couto Terra, o que deverá ocorrer na próxima semana, segundo o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). Nesta sexta, os três cães que ocupam as casas azuis da rua Ângelo Crivellaro em frente ao condomínio Tulipa não estavam no local.

Os moradores do edifício estão divididos entre a permanência das casas dos cachorros, instaladas na calçada em 2016, e a retirada das estruturas. Os defensores da continuidade das casas alegam que o local serve de abrigo para uma dezena de animais e não prejudica o ambiente. O grupo contrário às estruturas garante que os cães, atraídos pela comida, fazem barulho e deixam um rastro de sujeira logo nas primeiras horas do dia. No dia 23 de julho, foi realizada uma audiência com as testemunhas do processo que trata da remoção das casas dos cachorros.

No dia 10 de julho, o juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, Eugênio Couto Terra, determinou a suspensão de qualquer ordem de remoção de casinhas de cachorros até que fosse realizada a primeira audiência. Foram colhidos os depoimentos de seis testemunhas, de ambas as partes, que falaram sobre as políticas públicas dos últimos anos. O Movimento Gaúcho de Defesa Animal, autor da ação, narrou a situação dos animais e os cuidados que são oferecidos a eles pela comunidade. Após mais de uma hora e meia de audiência, o magistrado atendeu pedido do MP/RS de mais tempo para analisar o caso.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), por meio da Diretoria Geral de Direitos Animais, chegou a realizar uma ação com o objetivo de buscar adotantes para os cães que vivem nas casinhas instaladas em frente ao edifício Tulipa, no bairro Jardim do Salso. Uma equipe da secretaria esteve no local para identificar os cães, conversou com cuidadores e procurou, no próprio local, pessoas que estivessem dispostas a adotar os animais.

Por Claudio Isaías

Fonte e foto Correio do Povo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui