Foto Instituto Melhor Amigo
No domingo, 22 de dezembro, centenas de pessoas se dirigiram à Av Paulista (SP) para participar de manifestação que pedia a prisão de todos os envolvidos na rinha de cães desarticulada em 14 deste mês, em Mairiporã (SP).
“Gostaríamos de lembrar que maus-tratos é crime previsto por lei, mas a punição é quase sempre inexistente. A equipe do Instituto Melhor Amigo esteve presente nesse ato que traz esperança à causa animal. Hoje, os manifestantes foram a voz desses pits resgatados e de todos os animais que já sofreram e continuam sofrendo. Vamos juntos mudar o futuro dos nossos melhores amigos!!”, disse Roberto Blatt do Instituto Melhor Amigo de SP.
A Polícia Civil prendeu em flagrante 41 pessoas, incluindo veterinário e médico, e resgatou 19 cães da raça pit bull. Um cão foi encontrado morto e outro estava sendo assado para consumo. Os envolvidos responderão em liberdade pelos crimes de maus-tratos a animais com agravante de morte, prática de jogos de azar e associação criminosa.
“Os cachorros eram enterrados e ficavam apenas com a cabeça para fora durante três dias. Quando eram retirados, colocavam um filhote perto deles, para que eles comessem. Assim, com o gosto de sangue na boca, iam para a luta”, disse o delegado Jan Plzak, que é titular da Segunda Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de São Paulo, ao portal Diário do Centro do Mundo.
Os cachorros resgatados foram encaminhados para três entidades de proteção animal. Animais silvestres encontrados no local também foram salvos. Dias depois outros cães foram encontrados em sítio de um dos suspeitos.
*Fátima ChuEcco é jornalista ambientalista e atuante na causa animal
Fonte: anda.jor.br