Um grupo de manifestantes se reuniu na frente da Biblioteca Municipal de Sorocaba (SP), no bairro Alto da Boa Vista, para protestar contra o uso de fogos de artifício barulhentos.
O protesto pacífico ocorreu na manhã de domingo (19), com início por volta de 10h30, e durou cerca de uma hora.
Com faixas e cartazes, os ativistas em defesa dos animais pediam a proibição do uso dos artefatos que provocam estampidos e som de estouros e explosões.
Algumas das mensagens levadas pelo grupo dizia: “respeite a vida, diga não aos fogos com estampidos” e “queremos Sorocaba sem fogos com estampidos. Diga não aos fogos”.
Em Sorocaba, a Lei Municipal 11.634/2017 diz que ‘fica proibida a utilização de fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouros e estampidos, acima de 65 (sessenta e cinco) decibéis nas áreas públicas do município’.
Ainda conforme a lei, quem for flagrado soltando fogos é multado no valor de R$ 1 mil, podendo dobrar em caso de reincidência.
Um novo projeto foi enviado à Câmara de Sorocaba, pela Secretaria municipal de Meio Ambiente, para que a proibição de fogos de artifícios barulhentos se estenda por toda a cidade, incluindo áreas particulares.
Por Mayara Corrêa, TV TEM
Fonte e foto: G1