Na tarde de sexta-feira (31), um homem de 44 anos foi preso em flagrante por maus-tratos a um cavalo no Bairro Planalto, na Região Norte de Belo Horizonte.
Após uma denúncia, agentes do Grupamento da Patrulha Ambiental (GPA) encontraram o animal completamente debilitado, com sinais de violência e desnutrido. O homem se identificou como tutor do animal e foi encaminhado para Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) da Polícia Civil. O cavalo foi levado para reabilitação, no Centro de Zoonoses da Prefeitura.
“Os maus-tratos são caracterizados por castigos, trabalhos excessivos, privação de alimentos e falta de cuidado conforme a lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais)”. A pena para quem comete esse tipo de crime é de 3 meses a 1 ano de reclusão, multa e pode ser aumentada em até um sexto, caso o animal morra, informa a guarda.
Denúncias de violência contra animais podem ser feitas no telefone 153 da Guarda Municipal de Belo Horizonte e também no 197 da Polícia Civil.
Por Paula Santana, a estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Fonte e foto: Estado de Minas
Nota do Olhar Animal: Todo trabalho é excessivo para alguém que não quer realizá-lo e só o faz porque e escravizado e forçado a tal.