A presidente da Comissão, Dr. Lucíola Maria de Aquino Cabral, comprometeu-se a tomar providências sobre o caso.
Reprodução
A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-Ceará anunciou que medidas serão tomadas em relação ao caso do cachorro que foi arrastado por um veículo da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) de Eusébio, no Ceará.
O anúncio foi feito pela presidente da Comissão, Dr. Lucíola Maria de Aquino Cabral. Em conversa com o presidente da Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-Conselho Federal, Dr.Reynaldo Velloso, na quinta-feira (19), Lucíola abordou o caso.
Durante a conversa, Velloso autorizou que a presidente da Comissão se pronuncie, no estado do Ceará, em nome da Comissão Nacional e tome as medidas necessárias, inclusive a cobrança de que o Ministério Público trabalhe de maneira efetiva na Ação Penal e a proposta de uma ação independente. Lucíola é membro efetivo da Comissão Nacional.
Confira abaixo as medidas adotadas pela CDDA/OAB-Ceará, segundo o portal Fauna Comunicação.
- A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/CE esteve reunida com a Superintendência da AMMA – Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Eusébio para apurar detalhes do trágico acontecimento com o cão de nome Cerberus, no Município.
- Foi informado pela AMMA que os agentes envolvidos no caso foram devidamente afastados e responderão a Processo Administrativo Disciplinar.
- A DPMA – Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente foi acionada para investigação dos fatos. Esta Comissão pedirá oficialmente a abertura de Inquérito Policial e devida apuração.
- O animal encontra-se em uma clínica particular, com os devidos cuidados veterinários, com todas as despesas sendo arcadas pelo Município de Eusébio/CE.
- O animal não está sob guarda de nenhuma ONG, treinador, criador.
- Cerberus passará 30 dias na clínica veterinária para tratamento, podendo permanecer por mais 30.
- Esta Comissão recomendou ao Município de Eusébio e à Clínica que o animal não receba mais visitas, zelando pelo seu bem estar físico e psíquico.
- No momento em que a médica veterinária responsável entender propício, será feita a sua ressocialização e treinamento necessário.
- Informamos que o animal terá todos os seus direitos constitucionais assegurados, não será exposto como um objeto para arrecadação de dinheiro ou vantagens, inclusive por meio de medidas judiciais.
- A CDDA esta adotando todas as medidas legais, cíveis e penais, visando a apuração das responsabilidades.
Entenda o caso
Um cachorro da raça pit bull caiu do compartimento externo de carga de uma caminhonete da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) da cidade de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (CE). Amarrado a uma corda atada em seu pescoço, o cão é arrastado preso à carroceria do veículo. Um vídeo mostra o exato momento em que o cão passa por momentos de extrema agonia.
Os homens responsáveis pelo transporte, após a viralização dos maus-tratos, afirmaram que o cachorro foi resgatado após denúncias apontarem que ele apresentava um comportamento agressivo. Eles dizem ainda que o cão foi transportado de forma inadequada porque estava muito agitado. Segundo os homens, o pit bull não sofreu “ferimentos graves”.
A Prefeitura de Eusébio informou em nota que apura o caso, mas que repudia qualquer ato de maus-tratos e crueldade contra animais e que os responsáveis serão punidos. O caso gerou intensa revolta nas redes sociais. “Esses funcionários não têm condição de trabalhar nessa função”, alerta um internauta. O vídeo que mostra os maus-tratos foi postado pelo perfil MRSC-NATAL.
Fonte: anda.jor.br