Mariana Dandara | Redação ANDA
Foto: PRF/Divulgação
O prefeito da cidade de Boa Vista da Aparecida, no Paraná, Leonir Antunes dos Santos (PL), foi preso ao transportar galos explorados em rinhas em um carro oficial do município. A prisão ocorreu na última segunda-feira (15).
As aves eram transportadas em condição de maus-tratos, presas em uma espécie de bolsa feita para carregá-las de um lugar ao outro. Sem a possibilidade de se mexerem, elas foram colocadas dentro do porta-malas do veículo, que foi parado em uma ação de fiscalização na BR-386, em Sarandi, no Rio Grande do Sul.
Embora a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizava a Operação Carnaval quando flagrou o crime de maus-tratos, não tenha divulgado o nome do prefeito, tampouco a cidade governada por ele, a RPC Cascavel, afiliada à Rede Globo, descobriu a informação e fez a divulgação.
Ao ser procurado, Leonir afirmou que não se pronunciaria oficialmente, mas disse que os galos não eram dele e foram transportados no veículo porque o tutor havia pegado uma carona durante o percurso. Ele não explicou, entretanto, porque usou um carro oficial para dar carona a alguém.
O carro, que estava com licenciamento atrasado, foi parado na ação de fiscalização porque o motorista, que era o próprio prefeito, fez uma ultrapassagem em local proibido.
Após o prefeito ser levado à delegacia, onde a ocorrência foi registrada, o carro foi encaminhado ao depósito. Os galos, por sua vez, ficaram sob a responsabilidade dos profissionais do Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo.
Fonte: anda.jor.br