Início DESTAQUES SAÚDE & CIDADANIA COM DR WANDERLEY NETO : Somos o que fazemos

SAÚDE & CIDADANIA COM DR WANDERLEY NETO : Somos o que fazemos

37
0

A vida é um caminho sem volta e é conveniente lembrar que dela ninguém escapa, embora muitos esqueçam e achem que podem contrariar este elementar conceito biológico. É o caso, nem sempre, mas em geral, de pessoas de poder e posição financeira que se julgam acima dos outros e quebram as regras e princípios sociais, tornando a vida um meio exclusivo de acumular bens materiais. Certamente não foram alertados que terão que ir desta para outra e não poderão levar nada daqui. Por isto nunca é demais estar falando de valores humanos, o que conta realmente. Hoje tão fora de moda num mundo que confunde civilização com tecnologia e modernidade com tudo que é novo.
Sem dúvida o grande farol que pode nos orientar, organizar e dar sentido a existência humana, se é que tem, é a ética. Tão propalada e tão pouco exercida é confundida muitas vezes com etiqueta e, invariavelmente, é cobrada aos outros como se fosse um exercício alheio sem nenhuma reciprocidade. A classe médica por exemplo é cobrada uma abnegação e compromisso irreais num tempo em que todos os envolvidos com a medicina lucram, e objetivam exclusivamente o lucro, cada vez mais deixando o médico sem o poder de ser senhor das decisões. Isto já acontece na chamada medicina privada, cada vez concentrada na mão de conglomerados financeiros, cada vez mais restringem a atividade do médico, impondo condutas e restrições sem nenhum respaldo científico ou ético. Acabam impondo riscos para o paciente e evidente desvirtuamento da medicina sem nenhuma regulação por parte dos órgãos de controle.
Entendido como um compromisso com o ser humano, a ética, não é uma atividade formal e fechada em cada atividade, mas um exercício diário de cidadania. A preocupação com as questões sociais e mudanças, que possam tornar o acesso aos bens de consumo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, devem sempre estar presente na mente daqueles que não objetivam passar pela vida somente como uma unidade biológica. É bom sempre lembrar àqueles que se imortalizaram pelo que pensavam e exerciam, e não pelo que acumularam de riquezas, como assim disse o Padre Antonio Vieira: ”nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos apenas duramos”.
Que tal brincar de existir? Descubra o que fazer e chega de apenas durar.

Fonte e foto: tribunahoje.com

Um blog de um alagoano que tem muita história de vida e tantas estórias pra contar. Um espaço dedicado à cidadania, à saúde, às políticas públicas e ao sentimento de ver e viver Alagoas.

Sou José Wanderley Neto. Nasci em Cacimbinhas, Alagoas, Brasil. Sou Cardiologista e Cirurgião Cardiovascular. Em Maceió e no Nordeste, implantei a cirurgia cardíaca no ano de 1978 e realizei o 1º transplante de coração há mais 30 anos. No linear da vida profissional, eu e minha equipe já realizamos mais de 22 mil cirurgias e 50 transplantes. E, com 50 anos de medicina, continuo minha missão de cuidar de pessoas e defender a vida.

FELIZ DIA DA FAMILIA

Programa Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. mundoanimalmaceio.com.br)

NÃO COMPRE…ADOTE…CASTRAR  É UM ATO DE AMOR…

 

Comissão de Bem Estar Animal da OAB (AL) presidente dra Adriana Alves

 Clinshopmaceio  : DE 10 A 14 DE MAIO SEMANA DE CASTRAÇÃO DE CANINOS ( 82 ) 9675 8715

Colaboradores do  programa Mundo Animal ano XXII :

Vereador por Marechal Deodoro  ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –Acompanhe o vereador nas redes sociais :::  #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro

Consultório veterinário dr Marcelo Lins   99981 5415

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui