Início NOTÍCIAS Prefeito proíbe rodeios e vaquejadas em Barra do Piraí, RJ

Prefeito proíbe rodeios e vaquejadas em Barra do Piraí, RJ

11
0

Foto: Divulgação

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, assinou na terça-feira (dia 21), um decreto que proíbe a realização de rodeios e vaquejadas no município. De acordo com o documento ficam permitidos os eventos como exposições agropecuárias, provas hípicas, copas de marcha, procissões religiosas, desfiles civis ou militares, desde que não apresentem quaisquer tipos de maus-tratos aos animais.

Nos últimos anos, vem crescendo entre os ativistas da causa animal o apelo, a nível nacional, pelo fim dos rodeios. Médicos veterinários, juristas e técnicos apontam que a prática da vaquejada é extremamente cruel com os bovinos, sujeitando-os a estresse extremo, maus-tratos, risco de fraturas, contusões, mutilações e óbito.

Responsável pela implantação do maior projeto público de bem-estar animal do Sul Fluminense, com quatro unidades móveis de castração funcionando num município de 100 mil habitantes, Mario Esteves aderiu ao clamor de protetores, concordando que as vaquejadas apresentam uma série de riscos à vida dos animais.

“Vivemos num mundo globalizado, em que se fala até em metaverso, com uma pluralidade de manifestações culturais e de entretenimento que nunca se viu antes na história. Não vejo justificativa para continuar, em pleno 2022, achando divertido assistir ao sofrimento dos animais. É algo que não cabe, precisamos dar esse passo e evoluir como seres humanos. Tortura contra animais não tem graça”, defendeu o prefeito.

Fonte: Jornal Folha do Aço

Nota do Olhar Animal: Ótimo que os rodeios e vaquejadas sejam proibidos, mas não existem “exposições agropecuárias, provas hípicas, copas de marcha, procissões religiosas, desfiles civis ou militares” sem que ocorram maus-tratos. O mero uso de bridão ou freio, por exemplo, já causa danos aos animais . Se o foco da medida é na vida e no bem-estar dos animais, não deveria haver exceções.

 

PROGRAMA  Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. mundoanimalmaceio.com.br)

Vereadora por Maceió ( AL ) Teca Nelma é a madrinha do DEFESA ANIMAL EM AÇÃO

CADEIA PRA QUEM MALTRATAR ANIMAIS…

Na  Clinshopmaceio  CASTRAÇÃO DE CANINOS E FELINOS DE 20 A 26 DE JUNHO  : ( 82 ) 9675 8715

Abrigo São Cão contrata 01 cozinheira e 02  tratadores

Local: Marechal Deodoro Alagoas

Enviar curriculum para monicalm419@gmail.com

Fone: 99613 9970

Vereador por Marechal Deodoro (AL) ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –Acompanhe o vereador nas redes socIais :::  #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro

Consultório veterinário dr Marcelo Lins  NA CAMBONA EM MACEIÓ ALAGOAS : 99981 5415

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui