Início DESTAQUES Crime! População mata três sucuris em Barcarena, MG

Crime! População mata três sucuris em Barcarena, MG

44
0

Na tarde de quarta-feira (29), três cobras da espécie sucuri foram mortas pela população do bairro Imobiliária, em Barcarena. Os animais teriam saído de um bueiro e os moradores, assustados, resolveram intervir. A Prefeitura Municipal lamentou o ocorrido e orientou que a população acione a Secretaria de Meio Ambiente (Semade) ao se deparar com animais silvestres. O órgão não foi acionado, diz a gestão municipal por meio de nota.

“A Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena (Semade), órgão competente para a proteção da fauna e flora do município, não foi comunicada sobre o aparecimento das sucuris no bairro Imobiliária. Sempre que um animal silvestre adentra no meio urbano, o Corpo de Bombeiros e a Semade devem ser acionados para tomar os procedimentos cabíveis”, diz a nota enviada à reportagem de O Liberal.

A Semade diz ainda que se a população tivesse acionado o órgão ambiental, teria solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros para o resgate dos animais e frisou ainda que a cobra não é venenosa, podendo ser autuada por crime ambiental que os maltrate.

“A sucuri não é uma cobra venenosa e deve viver livre em seu habitat natural. A Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena lamenta o ocorrido e pede à população que não mate os animais silvestres que são protegidos por lei ambiental. Quem os maltrata, pode responder criminalmente”, continua.

Por fim, a Semade diz que tentará identificar os responsáveis por esse crime ambiental para a aplicação das medidas punitivas cabíveis. “Matar nunca é uma opção, principalmente se for uma sucuri”, finaliza.

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental, diz o artigo 29 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998. A pena pode ser de seis a um ano de detenção e multa.

A reportagem de O Liberal solicitou mais informações ao Corpo de Bombeiros e até a publicação desta matéria, não teve retorno.

Por Daleth Oliveira

Fonte e foto: O Liberal

 

Vereador por Marechal Deodoro (AL) ANDRÉ BOCÃO – gente da gente –Acompanhe o vereador nas redes socIais :::  #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro

PROGRAMA  Mundo Animal ano XXII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. mundoanimalmaceio.com.br)

Vereadora por Maceió ( AL ) Teca Nelma é a madrinha do DEFESA ANIMAL EM AÇÃO

CONSULTÓRIO  VETERINÁRIO  DR MARCELO LINS ( 82 99981 5415 )

CADEIA PRA QUEM MALTRATAR ANIMAIS…

Na  Clinshopmaceio  CASTRAÇÃO DE CANINOS E FELINOS DE 27 DE JUNHO A 02 DE JUlHO  : ( 82 ) 9675 8715

Abrigo São Cão contrata 01 cozinheira e 02  tratadores

Local: Marechal Deodoro Alagoas

Enviar curriculum para monicalm419@gmail.com

Fone: 99613 9970

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui